PORTUGALKA

Uma Portuguesa na Polonia...

sexta-feira, setembro 08, 2006

Recados IV e um pouco de historia!

Paula, ainda bem que correu tudo bem em Varsovia!
Durante o meu On Arrival Training tambem tive um formador espectacular que sabia muito de historia e de politica... Tivemos uns debates muito interessantes! A segunda grande guerra nao deixou marcas apenas em Varsovia, embora essa cidade tenha sido totalmente destruida! Tudo foi reconstruido com base nos registos e fotografias, de modo a ficar o mais parecido possivel! Talvez por isso (por saber que nada e original), e por ja ter visto outras cidades muito mais bonitas aqui na Polonia (como Cracovia, Gdansk, etc...), Varsovia nao me seduz muito!
Para nos apercebermos das sequelas da guerra e, sobretudo, do dominio comunista, nao precisamos estar muito tempo aqui! Alem dos inumeros monumentos historicos e museus que, por todo o pais, recontam a historia, todos os polacos tem uma coisa ou outra a acrescentar... Eu que vivo aqui ja ouvi muitas queixas, sobretudo para justificar o atraso de desenvolvimento, notorios nos mais diversos sectores... Isto para nao falar da politica, que alem de caotica, e motivo de revolta para quase todos os polacos!
Eu, com base no conhecimento que tenho, e por comparacao com Portugal, digo que a Polonia e um pais mais pobre... Mas tambem digo que e um pais ainda bebe, com um longo percurso pela frente! Aquilo que chamo pobreza pode ser considerada, de outra perspectiva, a riqueza deste pais!
Mas eu, nos dez meses que me restam aqui, ainda tenho muito que aprender!!


Ana, quanto foi que o Miguel te pagou?! LOL! Tou a brincar... Claro que estaria em boas maos! Mas, a solo tambem estou! Quanto a descartavel, acho que nao quero... Vou registando na memoria e depois logo se ve se compro uma maquina! Espero que estejas bem! Um gande beijinho! A tua gata ja foi operada?!


Joana, bom regresso ao norte! Vai dando noticias, como sempre! Muitos beijinhos para ti e mimos ao oscar!