PORTUGALKA

Uma Portuguesa na Polonia...

terça-feira, setembro 05, 2006

Novidades!!!

Em primeiro lugar quero anunciar, a quem ainda nao sabe, que a minha sobrinha Maria nasceu (a terceira, filha da Sonia e do Rui)!!! Foi no dia 1 de Setembro e ja vi umas fotografias... E muito linda!

Em segundo lugar, e porque estao todos muito curiosos, vou contar-vos como foi a vinda do Miguel... Foi muito bom!!! Antes dele chegar estava a ver que me dava uma coisinha ma... Estava muito nervosa! Foi mesmo muito bom te-lo aqui comigo! Claro que ontem de manha a despedida foi uma tragedia!
Porque sei que querem pormenores, vou contar-vos como foram esta ferias... Eu nao fui trabalhar um dia sequer! Nem sei se a minha mentora teve de mentir por mim! Mas esta tudo bem! O Miguel ficou uns 15 dias na Polonia. Fomos a Varsovia, a Cracovia, a Poznan, a Gdansk, a Sopot (so umas horas) e depois a Mragowo... Como veem, fartamo-nos de passear! Nao foi assim muito barato, porque tambem na Polonia temos epoca alta! Dormimos em hoteis, em hostels e em quartos em casas particulares. Em Mragowo foi muito bom, o quarto era numa casa de um casal de velhotes muito fixes... ate bolo e ameixas nos ofereceram! Agora ja tenho mais dois amigos aqui, pois estou convidada a visita-los sempre que quiser!
O Miguel adorou Auschwitz (fica perto de Cracovia) e tirou montes de fotografias! Eu ja la fui duas vezes e, de certeza, que nao volto mais!
Eu tambem tirei muitas fotografias, mas apenas na primeira semana... Viajamos de noite de Cracovia ate Poznan (muitas horas!) de comboio e alguem roubou a minha maquina fotografica! Foi muito mau, mas podia ter sido pior! A parte pior foi ter ido a Policia e nao poder desistir da queixa quando vi que aquilo ia demorar horas... O policia so dizia: "protocol, protocol"!!! Alem de nao falar uma palavra em ingles, obrigou-me a preencher uns papeis e a voltar depois do almoco, quando tivesse tardutora! Se fosse em Portugal sei que ficavam contentes se eu quisesse desistir da queixa, mas aqui nao! Foram a cidade buscar-nos para voltarmos a psp! Tou destinada a andar nos carros da Policia (nada que se compare aos carros da Amadora)! So em apetecia rir na cara do policia, porque ele leva aquilo mesmo a serio... Parecia que estava no tribunal! Foi ridiculo e saturante!

Foi muito engracado ver o Miguel a falar polaco! De vez em quando lembrava-se de palavras e nao parava de as repetir! Afinal nao e assim tao dificil...

Nao tivemos sorte com o tempo! Tem chovido muito aqui! Hoje voltei a rotina e, mesmo com chuva, tive de ir para o trabalho de bicicleta... Acho que comeco a aprender a viver com chuva, como todos os polacos!

Penso que nao tenho muito mais para contar... Se quiserem saber mais coisas perguntem! Tenho uma sugestao a fazer. No Inverno deve ser muito barato vir ate a Polonia... Pensem em vir a neve!

Muitos beijinhos para todos!