PORTUGALKA

Uma Portuguesa na Polonia...

sexta-feira, setembro 08, 2006

Perigo nas ‘estradas’!

Estou um bocadinho indignada com algumas coisas que se passam neste país! Sou muito crítica e, algumas vezes, intolerante, mas o que vos vou contar tira a paciência a qualquer um! Os polacos conduzem mal! Não estou a exagerar… Em primeiro lugar, as passadeiras não têm nenhuma utilidade, pois NINGUÉM para os peões passarem! Não são só os mais velhos, nem só as mulheres (caso algum preconceituoso pense que sim), são todos iguais! Para passarmos temos de dar um paço em frente e depois voltar para trás o mais depressa possível, pois o mais certo é que avancem. Uma vez pus-me na estrada (com a bicicleta!), para dar sinal que queria passar, o condutor abrandou, mas quando viu que voltei para o passeio acelerou… Fiquei fula!
Isto indigna-me porquê? Vejam lá que quando fui assaltada fui obrigada a preencher o protocolo até ao fim, sem poder desistir da queixa. Se são tão exigentes com isso, porque não exigem que os condutores respeitem as passadeiras? Eu até já perguntei aos polacos se aprendem no código que os peões têm prioridade. Respondem-me todos que sim, muito indignados pela falta de respeito dos condutores. No entanto, essas mesmas pessoas fazem o mesmo… “Fico chateada, com certeza que fico chateada”!!!
Em segundo lugar as ‘estradas’ são um bocadinho más… Eu não me importo porque habituei-me às curvas e contracurvas da Madeira! Contudo, aos mais sensíveis, sobretudo aos que enjoam, aconselho a viajarem de comboio!
Mas além do problema das passadeiras existem outros que me levam a concluir que os polacos conduzem mal… Espero que não me levem a mal, mas é que já vi cada manobra que nem de propósito eu as conseguia fazer… Algumas muito perigosas! O que admiro aqui, para não dizer apenas aspectos negativos, é que é raro alguém reclamar! Não apitam 2 segundos depois do sinal ficar verde, esperam que se faça inversão de sentido de marcha no meio da estrada, etc… O Miguel testemunhou algumas coisas ‘engraçadas’! Acho que quem vem de férias à Polónia nunca mais diz que as mulheres portuguesas conduzem mal… Que, na verdade, não passa de uma infeliz calúnia!

Beijinhos para todos!