PORTUGALKA

Uma Portuguesa na Polonia...

sábado, setembro 09, 2006

Martin’s

Ontem foi sexta-feira, fui ao Martin’s!
O Martin é um alemão que resolveu, não sei por que motivo, nem quando, abrir um bar em Mragowo. Bendito seja! O bar, cujo nome é igual ao do dono (como já devem ter percebido), é simplesmente surreal! Nunca vi nada do género… Ao entrar encontramos muitas mesas onde nos podemos acomodar, vemos pessoas de todas as idades, ouvimos música variada (nada moderna) e também podemos dançar… mas só depois das dez, quando parece que abrem a pista.
Mas, para que possam ter uma imagem mais próxima da realidade, vou descrever como foi a noite ontem. Entrei no Martin’s com a Ewa (minha mentora de 37 anos, fã do bar) por volta das 22h30. Já se dançava, claro, e também já se podia ver metade das pessoas bêbedas! Uma imagem característica também é a das cervejas, de meio litro (sempre) espalhadas pelas mesas. Não me espantei quando vi o casal de 60 anos (ou mais!), sentados na mesa do costume, ou a dançarem a par, causando espanto a quem ainda não os conhece… têm uma energia que só visto, dançam lindamente e emanam uma rara harmonia, além do ar apaixonado que os caracteriza… Vi-os ontem pela segunda vez, mas já os cumprimentei! A primeira vez que os vi estava com o Miguel e passámos a noite a olhar para eles… Tentámos aprender a dançar como eles, mas nem próximo estivemos, apesar de também termos o ar apaixonado : ) e o copo de cerveja de meio litro (mas eles bebem de caneca, diz que são clientes especiais!).
Sentamo-nos na mesa junto à lareira (que será acesa no Inverno), na sala de não fumadores, onde temos muita luz! Pudemos então observar as pessoas que dançavam e também as que tentavam dançar mas caíam! Eu, que já me vou expressando em polaco, só dizia: “Oh Madko! Oh Madko! Oh Madko!” (oh mãe!…). Não podia acreditar! Vi cair uma senhora com os seus 45 anos, a quem a cerveja não caiu nada bem… O senhor com quem ela dançava descuidou-se e ao impulsioná-la para dar as voltinhas largou-a… Foi um voo “bonito” de se ver, mas acho que ela não ficou muito bem! Levantou-se, reclamou e passados dez minutos já estava com o copo de meio litro na mão! Parece que melhorou!
Também vi uma rapariga, com os seus vinte e poucos anos, a cair de bêbeda, a roçar-se o mais que podia, tentando dançar como as meninas da MTV, numa amiga, que parecia um bocadinho mais sóbria! Alguns passinhos impressionam, as polacas têm jeito para a dança, mas outros não correm assim tão bem! Quando esta se pôs de joelhos no chão e depois se deitou (fazia parte da coreografia), deixou cair chaves e algumas moedas! Eu ainda juntei uma moeda de 2 Zl e devolvi à rapariga! Foi o momento de solidariedade da noite!
Mas isso de dançarem aos pares, encostadinhas, a ir abaixo e acima, não é nada raro! Também me impressionou duas senhoras que dançavam dessa maneira, mas até tinham jeito! Uma tem, pelo menos, 40 anos e um metro de cabelo liso, que é o acessório da dança… Levei com esse cabelo na cara umas 3 ou 4 vezes… Mas posso garantir que cheirava mesmo bem, estava lavadinho! Não consegui perceber se ela tinha os dentes todos, de boca fechada parecia que não, mas pode ser só do formato da cara! A colega era mais nova, mas tinha mais de 30 anos, na certa!
O que mais me impressionou, e a todos os presentes, foi um casal atípico que de um momento para o outro, apareceu na pista. Ela aparenta 50 anos e ele 18! Estavam muito bêbados, e beijavam-se de uma forma muito estranha… na boca, formando um ângulo de 90º com as cabeças! A idade não é obstáculo, eu sei, mas não foi bonito de se ver as figuras que fizeram! Ele não tinha mais sítio onde agarrar, ela… não sei o que dizer, talvez o que disse a noite toda: “Oh Madko!”.
Meia-noite: já está tudo perdido de bêbado! O senhor de bigode, que podia ser português, dançou várias vezes ao nosso lado e agradeceu-nos sempre no fim das músicas… Não percebi porquê! Nesta altura já se descontrolava e não resistiu a agarrar a Ewa, por trás, tentando dançar a par! Durou 2 segundos, a tentativa frustrada! Um rapaz que adormeceu em cima da mesa acordou e agarrou-se a um dos 5 ou 6 copos de cerveja que tinha à frente… Os amigos iam e vinham, e pareceu-me que bebiam todos de todos os copos… É a força da amizade! Afinal, a essa hora já ninguém sabe qual é o seu copo!
Meia-noite e meia: decadente, dançar sem ser empurrada é um desafio! Eu já nem saía da mesa! Quase uma da manhã, queremos sair. Onde está o segurança? A porta está trancada! Alguém chama o senhor (da minha altura) que, no percurso até à porta, foi obrigado a parar para dançar com uma senhora, pelos vistos sua conhecida! Nós esperamos, não temos pressa!
Confesso que não acho nada bem que tranquem a porta! Em caso de urgência esperamos que o segurança não esteja com diarreia na casa de banho! Com tempo penso vir a falar com o Martin, já o vi duas vezes por lá! Hei-de sugerir a ideia do porteiro… Pode ser que resulte!
Há um aspecto que gosto muito e quero partilhar convosco! A noite começa e acaba cedo, como eu tanto gosto! Não tenho de fazer tempo para sair, como em Lisboa, correndo o risco de adormecer! Em vez de ir dançar das 2 às 5 da manhã, vou das 10 à 1… Só tem vantagens!

3 Comments:

At 11:14 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Então, querida, já regressaste ao trabalho? Como se têm portado os teus meninos?
A Mariana está a ficar uma rapariguinha, adoro olhar para ela e vê-la crescer...É uma querida, embirrenta como tudo, mas um amor!
De resto, por cá está tudo bem, a Maria é um anjinho, come e dorme...
Vai mandando novidades.
Beijos grandes.

 
At 4:17 da tarde, Blogger Portugalka said...

Ola mana!!
Eu bem vi nas fotografias que me mandaste da Mariana que ela parece maior! Continua linda, claro!~
Ainda bem que a Maria porta-se bem... Quando a vir quase que ja fala... Tou a brincar!!!
Muitos beijinhos!!!

 
At 5:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Mas então, já regressaste ao trabalho? Ou isso é só boa vida por esses lados?
Espero que não fiques chocada com o que te vou dizer: há uma tia da Maria que ainda nem ligou para saber se ela está bem ou não, age como se nada tivesse acontecido! Dou-te uma pista: ela também (infelizmente)já foi mãe! É verdade, há gente desta...
Beijos

 

Enviar um comentário

<< Home