PORTUGALKA

Uma Portuguesa na Polonia...

quarta-feira, setembro 20, 2006

A minha rotina!

Embora eu esteja muito aborrecida nos primeiros dois dias, ontem as coisas começaram a melhorar!
Os voluntários foram chegando aos poucos e na 2ª feira à noite o grupo ficou completo. Somos seis raparigas e três rapazes; uma portuguesa (eu!), um italiano, duas francesas (uma delas é a minha colega de projecto), um inglês, uma holandesa, um rapaz e uma rapariga alemães e uma rapariga da Latfia. Sou a mais velha, claro, e q maioria tem entre 18 a 21 anos! A holandesa tem 24! No entanto, gosto do grupo, parecem-me ser todos divertidos e damo-nos todos bem! Isso é muito importante para nós porque depois vamos para as nossas “cidades” ou vilas e podemos manter o contacto! Vamos quase todos aos pares, o que é uma grande vantagem, sobretudo porque daqui para a frente começa a não se passar nada nos sítios onde vivemos... São sítios muito pequenos e vamos precisar de sair de vez em quando, por exemplo para visitarmos os outros voluntários.
Aqui em Rodowo tomamos o pequeno-almoço às 9h e começamos as aulas de polaco as 10h. Eu sou a única que falo polaco, porque cheguei há dois meses, e muitas coisas são fáceis para mim… Mas estou sempre a aprender qualquer coisa! Às vezes ajudo a “professora” a explicar as coisas… Ela não é profissional, estudou alemão e fala muito mal inglês!! Disseram-lhe que ia dar aulas de polaco a alemães (às pessoas de intercâmbio)… Mas como já sabem, apenas alguns são alemães… Fiquei um bocadinho desiludida porque esperava uma professora a sério, mas aos poucos vou ficando mais optimista! Continuo à espera de aprender coisas novas…
As nossas aulas terminam às 14h, hora em que almoçamos. Depois disso, e até às 19h, quando jantamos umas sandes, não temos nada para fazer… Ontem estivemos a falar um pouco de história com o nosso coordenador, o que foi interessante!
Para ocuparmos o tempo vamos falando uns com os outros e esperamos pela Internet… Ontem estive durante 1h a tentar abrir o g mail e o msn, mas não consegui! Pelo menos tive o que fazer durante essa hora!