PORTUGALKA

Uma Portuguesa na Polonia...

segunda-feira, outubro 23, 2006

Qual castelo?!

Foi surreal este fim-de-semana! Nao fui a Malbork e, por isso, nao vi castelo nenhum! Mas nao me escapa, vou no proximo fds, porque neste o meu guia estava ocupado e nao podia estar comigo! Esta tudo combinado e, em principio vou no sabado!

Por um lado foi bom nao ter ido... Sexta-feira morreu o pai da Beata, dona da 'minha' casa! Ela tem 30 anos e e muito fixe! Damo-nos muito bem e na ultima semana andei com ela para tras e para a frente a ver o pai, que estava doente! Esteve internado dois dias e depois faleceu... Ela estava de rastos e a familia tambem! Todos gostam muito de mim, a mae dela quer a forca que eu fique na Polonia... abraca-me a toda a hora e diz "Minha querida, quero que sejas minha!", porque tem um filho com 28 anos e quer arranjar-me casamento! LOL! Todos sabem do Miguel, a toda a hora ouve-se falar do 'miguelh', com um sotaque bem engracado! Nada me move, "nao quero mais nenhum rapaz", digo eu muito sorridente! :)
Perante a noticia terrivel achei por bem ficar ca este fds! O funeral foi no sabado e a tradicao aqui e diferente! Quando morre alguem, alem de na noite do velorio ser em casa e ter bolo, cha e cafe para quem quiser, no dia do funeral fazem um almoco para a familia toda e convidados... Nao imaginam quer tratou do frango e das batatas (uma panela para ai com 10 Kg de batatas!)... EU!!! Quando chegou a hora de sairem para a igreja, procuravam alguem para ficar em casa a tratar do almoco... Pediram-me para ficar e eu claro que nao disse que nao! Tudo em polaco, recebi a explicacao do que tinha de fazer: "quando as batatas estiverem cozidas poes sal e desligas o fogao; quando o frango estiver dourado tiras do forno e colocas outro"... Foi uma loucura! Todos sairam num vale de lagrimas e la fiquei eu na cozinha! Foram 3 os tabuleiros de frango e as batatas nao ficaram salgadas!

Para mim era tudo muito estranho, parecia que estavamos a preparar uma festa! E foi uma especie de convivio, muito bom, porque todos descontrairam, conversaram e ate sorriram! Porque e tradicao, nao faltou a vodka e o vinho na mesa!

Todos fartaram-se de me agradecer pelo que tinha feito e parece que ganhei mais uma "familia" na Polonia!

Para descontrair ontem fui passear a uma cidade chamada Pisz, onde nao tinha nada para fazer senao passear na cidade, no parque a beira do rio (pequeno, mas bonito), beber capuccino e ler o meu livro! Fez-me sair de Mragowo por um dia e descontrair!

E voces, que me contam do vosso fim-de-semana?

1 Comments:

At 6:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Mais uma experiência numa cultura tão diferente não é? Deve ser um misto de sentimentos assistir a essa forma de lidar com a morte... Ainda bem que conseguiste espairecer depois!

beijinhos

 

Enviar um comentário

<< Home