PORTUGALKA

Uma Portuguesa na Polonia...

segunda-feira, dezembro 04, 2006

O que pensam dos portugueses?

Este fim-de-semana estive num encontro para jovens que participam em diferentes projectos do Programa Juventude da União Europeia. O Serviço Voluntário Europeu está incluído nesse programa, por isso eu e outros voluntários foram convidados a participar! Além do convívio entre os jovens, pretendia-se avaliar os diferentes projectos, uma vez que o final do ano está próximo!
Uma das actividades preparadas foi fazer apresentações dos diferentes países da EU. Os participantes foram divididos por grupos e, a sorte, seleccionaram os países que tinham de apresentar. Os voluntários (onde me incluo) eram o júri. Tínhamos cartões com 3 valores diferentes, 1, 2 e 3. Depois de cada apresentação tínhamos de dar pontuação.

Um grupo apresentou Portugal! Estava super entusiasmada. Era a única portuguesa na sala!
Começaram por falar das características dos portugueses:
- Em todas as famílias, o pai ou o avô chama-se António, José ou João e a mãe ou avó, Maria (a minha mãe é Maria e o meu pai é António… coincidência?!);
- Se um português recebe um convidado, primeiro que tudo vai mostrar toda a sua casa, inclusive a casa de banho;
- É normal pendurarem pratos na parede;
- Se virem um homem baixinho com bigode, é português;
- Bebem muito café e vêem muitas telenovelas.
Não parei de rir! Primeiro porque é muito bom ouvir falar do nosso país quando estamos tão longe! Segundo porque estava a identificar-me com tudo o que estava a ser dito! A apresentação foi muito boa porque de seguida fizeram um pequeno teatro, um episódio de uma telenovela! Um rapaz só jogava à bola (também somos conhecidos pelo bom futebol); a Maria bebia o seu 12º café, apaixonada pelo António, que por sua vez disputou-a com o José! Ouvi palavras em português: “José, amor”… Adorei a apresentação, mas os outros voluntários também! Foi a apresentação que ganhou!!! Muito bom! Fui chamada a entregar o prémio e fiquei ainda mais orgulhosa de ser portuguesa!

O encontro terminou hoje com uma pequena avaliação, mas também com umas palavras muito calorosas dirigidas aos voluntários! Tudo dito em polaco, mas tenho a sorte de já entender muitas coisas. Agradeceram a nossa generosidade, a nossa vontade de trabalhar sem recebermos um salário, por estarmos a dedicar o nosso tempo a outras pessoas… Enfim, por sermos voluntários! Desejaram-nos tudo de melhor e continuação de bom trabalho em terras polacas… Assim seja!

1 Comments:

At 8:33 da tarde, Blogger Hannah said...

Nós somos os maiores!!!! Tinhamos mesmo de ganhar!!! :D

 

Enviar um comentário

<< Home