PORTUGALKA

Uma Portuguesa na Polonia...

domingo, novembro 19, 2006

Como andamos distraídos!

Vou aproveitar este momento de inspiração para contar o que me vai na alma…

Tudo começou na biblioteca da casa da cultura de Mragowo. Todos os dias a voluntária marca presença nesse lugar fantástico onde além de ter Internet gratuita, se podem alugar revistas! A biblioteca dos livros fica no andar de baixo. Já lá fui uma vez à procura de livros em inglês. Entre os cinco ou seis que lá havia, nenhum me interessou.
Mas voltando à biblioteca fantástica, que também me oferece uma hospitalidade única, como já é hábito na Polónia. A Senhora mais velha tem uma filha a estudar em Torun, sim, a cidade onde estive no passado fim-de-semana. Estive com a rapariga, duas vezes, e passei bons momentos. A mãe ficou toda contente e eu também! A outra funcionária é nova. Agnieszka, tímida, mas muito simpática. Encontrámo-nos ontem num bar, dançámos e brindámos juntas, mas não me apercebi ao quê! Talvez fosse simplesmente por estarmos bem divertidas e a partilhar esse momento. Hoje de manhã encontrámo-nos na biblioteca, tinha reservado a Internet para as onze! Quando nos vimos trocámos o olhar de “Ui, não foi nada fácil sair da cama!”… Sabíamos que a noite de sono tinha sido curta para ambas! Sem demora ela veio dar-me um chá, com o açucareiro a acompanhar; ela ainda não sabe que ponho sempre duas colheres de açúcar. Temos tempo!
Ontem cruzei-me com a Odile na biblioteca. Ela, também frequentadora assídua desse local. Descobrimos que além da Internet, das revistas (grande variedade, mas em polaco), da amizade, também têm filmes (aqueles que vêm com as revistas) para alugar! Também não se paga e podemos ficar com os filmes em casa o tempo que quisermos. Escolhemos alguns, não sei ao certo quantos foram, não contei.

A Odile hoje não está cá. Foi para Olsztyn, com outros voluntários, encontrar-se com não sei quem. Mas não está muito bem. Mandou-me uma mensagem a dizer que tinha perdido o telemóvel! Tinha-o comprado há cerca de um mês, à Beata (dona da nossa casa), por 80 Zloties. Não foi caro, mas pode dizer-se que sim, é caro para a mesada de um voluntário.

Hoje, depois de ter ido à Internet de manhã resolvi vir para casa e aqui passar o resto do dia. Preciso descansar, os últimos fins-de-semana foram passados noutro sítio que não este. Depois da visita da minha amiga de 6 anos, recebi a Oxana e o Michal. A primeira, Maya, é filha da rapariga que tem um Óptica no mesmo espaço que a Beata tem a sua loja de roupa. Quer dizer, tem uma porta, sem porta, entre os dois quartos. Conheci a menina na loja, mas ela já me tinha visto no Jardim-de-infância onde fui uma vez com os meus meninos. Reconheceu-me na loja e tornou-se a minha fã número um. Hoje os pais visitaram a Beata e ela, claro, esteve aqui comigo. O Michal é filho da Ewa (minha mentora). Dormi dois meses na cama dele e ele dormiu no chão. Sempre fez questão de dizer “Now this is your room, not mine!”. A Oxana é a namorada. Vieram visitar-me no passado fim-de-semana mas eu não estava cá. Cruzei-me com eles hoje na cidade, depois de ter saído da biblioteca, e convidei-os para virem a minha casa no fim da tarde. A mãe da Oxana fez um bolo de maçã para mim! Estivemos a beber chá e a ver as minhas fotografias. O bolo é muito bom!

Ao fim do dia comi uma sopa. Resolvi ver um dos filmes que a Odile disse ser muito bom. Em polaco chama-se Dzienniki Motocyklowe (Diário de um Motociclista, talvez?!), baseado no diário de Che Guevara. Não é só bom. É muito bom! Bem, acho que percebi quase tudo, a ouvir espanhol e ler as legendas em polaco… Não dava para mudar.

Concluí, ao ver o filme, que andamos todos muito distraídos! No entanto, não vejo maneira fácil de alterar isso. Senão vejamos: se todos temos os nossos próprios problemas, o nosso trabalho, a nossa família e amigos, como temos tempo para pensar no que não corre bem à nossa volta? Temos tempo para os outros? Eu descobri uma solução para mim. Afinal foi fácil! Amanhã é Domingo, não vou trabalhar. Vou apenas visitar o sítio onde trabalho. Ou melhor, vou visitar os meninos e meninas, rapazes e raparigas com quem trabalho durante a semana. Acho que o Domingo é um bom dia para visitarmos as pessoas de quem gostamos!

Se relerem este texto tentando apagar todas as Pessoas que nomeei, o que é que restava?...