PORTUGALKA

Uma Portuguesa na Polonia...

sexta-feira, dezembro 01, 2006

Depois de um dia de sol...

Nao se iludam, nao esteve calor!!! (temperaturas entre 4 e 6 graus). Mas esteve um lindo dia de sol, como ja nao acontecia ha algum tempo. Na rua sente-se o mesmo frio, mas dentro das casas sente-se o calor do sol e mais luz, que comeca a ser preciosa! Digamos que hoje em vez de anoitecer as 4, como tem vindo a acontecer, anoiteceu as 4h30! Para mim e suficiente, porque quando sai do trabalho vi um ceu lindissimo, muito rosado! Foi um dia feliz!

Mas nao foi apenas porque esteve sol. Como ja vos tinha dito, na Polonia mantem-se a tradicao do dia 6 de Dezembro, o dia do Micolaj. No entanto, porque as prendas dao-se no Natal (24, 25 de Dezembro), para este dia apenas temos prendas pequenas, simbolicas. E uma questao de economia!...

Eu nao estou preocupada com as prendas, mas esta semana andei ocupada a fazer as decoracoes para o dia 6! Sao as mesmas que para o Natal, o que me deixa muito feliz... Apercebo-me que a minha ida para Portugal esta cada vez mais proxima!

Tenho um quadro onde exponho os trabalhos que faco com as criancas (ou jovens, alguns) e para a semana o tema do Outono dara lugar ao Micolaj (Pai Natal)! Por isso eu e as minhas criancas fizemos muitas botas de Pai Natal, estrelas e arvores... O espirito e de festa!

Ontem trabalhei com um grupo de criancas que alem de deficiencia mental, tem grandes deficiencais fisicas! Estavamos todos sentados no chao (alguns deitados porque sentar-se e impossivel...) a preencher as botas do Micolaj com pedacinhos de papel autoclante e algodao. Eu tive de os ajudar porque alguns nao conseguem tirar o papel para ficar com o autoclante. Outro nem conseguia cola-los! No entanto, apesar de confrotados com as suas limitacoes, em nenhum momento deixaram de rir e de mostrar o quao felizes estavam! Pensei varias vezes que gostava de poder gravar o momento para poder mostrar-vos como se pode ser feliz de uma maneira tao simples... Nao tinha maquina, mas na minha memoria ficou, e bem, gravado!

Adoro o meu trabalho! E muito facil fazer as criancas felizes, apenas e preciso gostar do que se faz e nao se chocar com a diferenca!