PORTUGALKA

Uma Portuguesa na Polonia...

terça-feira, agosto 01, 2006

Estive em Cracóvia!

Antes de vir para a Polónia pensei que podia ser fácil (e barato) viajar dentro e fora deste (grande) país! No entanto, nunca esperava começar nas viagens tão cedo! Mas, como vocês já sabem, a minha mentora (Ewa) esteve de férias e convidou-me para ir a Cracóvia… Não pensei duas vezes e fui! Lembrei-me de contactar a Joanna (a rapariga polaca que viveu na casa da Baixa com o afilhado e afins…), que, muito gentilmente, nos ofereceu a sua casa para dormirmos!
Adorei Cracóvia! É uma cidade muito bonita, cheia de pontos históricos a visitar, monumentos espectaculares e muitos turistas! Acho que percorri as zonas mais importantes… Desde o centro da cidade, Stare Miasto, à parte judaica, Kazimierz, temos muito que conhecer!
A Old Town é muito rica em Igrejas, edifícios monumentais e espectaculares! Fartei-me de passear pelas ruas e encontrei uns portugueses… Em dez minutos falou-se de tudo um pouco e depois terminou-se a conversa com beijos e abraços, com desejos de boa sorte para a minha estadia na Polónia!
O centro judaico é muito antigo e engraçado, pois podemos visitar as sinagogas e os cemitérios judeus! Vi três judeus a rezar dentro de um cemitério e, para quem não está informado, à primeira vista parece que estão a representar! Mas não estão… Eu confirmei!
Fora da cidade visitei as minas de sal em Wieliczka e, claro, o campo de concentração e de extermínio Auschwitz. As minas são um ponto turístico onde podemos percorrer uns bons metros debaixo do solo e ver várias construções em sal… actualmente já não se extrai sal, é apenas um museu! Vale a pena visitar! Auschwitz é um sítio onde só vamos uma vez na vida! Todas as pessoas reagem da mesma maneira quando ouvem este nome: “já lá fui uma vez e não pretendo voltar!”. Eu sinto o mesmo! É impressionante, sobretudo se tentarem visualizar tudo, ao mesmo tempo que a guia descreve o que aconteceu… Parece que não passou de um filme! A imagem mais comum é a da linha do combóio que termina no meio do campo… Essa zona chama-se Birkenau, ou Auschwitz II, que foi construído depois da guerra começar para o extermínio dos judeus… Confesso que não consigo desligar-me das imagens dos filmes! Prefiro não pensar que ali se passaram, na realidade, tantas barbaridades!
Para terminar esta ‘visita’ a Cracóvia, não podia deixar de falar da Joanna, que foi espectacular! Além de me ter orientado a vida de turista, ainda me levou a passar um Domingo a velejar… Parece que na Polónia é frequente e barato! Toda a gente vai velejar para os lagos, sobretudo na região onde vivo. No entanto, foi no sul que velejei pela primeira vez… Obrigada Joanna, por isto e por tudo! Foram uns dias muito bem passados na tua casa (gostei sobretudo da noite da vodka)!