PORTUGALKA

Uma Portuguesa na Polonia...

sábado, julho 22, 2006

Curiosidades da Polónia…

☺ A Polónia é verde!

Mal pus os pés neste país apercebi-me que tinha uma ideia completamente errada disto! Por todo o lado, mesmo em Varsóvia, vemos campos verdes com muitas árvores e outras plantas! Na zona onde moro, o nordeste da Polónia, podemos encontrar imensos lagos! Não estou a exagerar, a cada volta que se dá encontramos água e é muito bonito!

☺ Às 4 da manhã é dia!

Na primeira noite pensei que estava maluca… Olhava para a rua e paras os relógios todos que conseguia alcançar e não fazia sentido! Depois deduzi que estava noutro canto do mundo! Anoitece depois das 9, o que significa que os dias são bem grandes!

☺ O polaco, essa língua do outro mundo!

No início achava tudo surreal, pois a língua é mesmo muito diferente! Com o tempo familiarizamo-nos com os sons e as palavras e a vontade de aprender aumenta! Consigo dizer e perceber algumas palavras, dizem que não é mau para quem chegou há uma semana! Em casa estão sempre a tentar ensinar-me coisas novas, mas tenho a ajuda do dicionário, de um livro que comprei (Polish in 4 weeks) e de um site na Internet, que traduz frases inteiras para inglês. Estou certa de que saio daqui a falar polaco!

☺ As pessoas levam os cobertores para a praia!

Fartei-me de rir e só me apetecia fotografar essa imagem… Em vez de toalhas de praia, a maioria das pessoas levam cobertores (como os nossos das camas!) para se deitarem na praia… Não sei como aguentem o calor que aquilo deve fazer!

☺ A comida é boa!

Come-se muitos vegetais e pouca carne e peixe! Não sei se depende muito de casa para casa, mas à partida deve ser em todo o lado! Adoro as saladas porque têm um molho especial, que ainda não consegui descobrir o que é!

☺ É verdade que se bebe muita vodka!

Bebe-se no Verão, nem quero imaginar como será no Inverno… Só espero não andar bêbeda pelos cantos a tentar sobreviver ao gelo!

☺ 1 € equivale a 4 Zl (Zloties)

Para mim é tudo muito barato… Mas não me posso esquecer que agora não tenho €€€! No entanto, há coisas que vale a pena comprar cá! Comprei um relógio (porque não tinha) e agora penso comprar uma bicicleta!

☺ É mentira que os polacos são pessoas mais frias que os portugueses!

Para mim têm sido todos espectaculares, desde a senhora do supermecado (que já sabe que levo sempre factura em nome de Camp Rodowo), ao rapaz da loja dos telemóveis (que esteve mais de uma hora a tentar explicar-me como funcionam os carregamentos, etc) e até às pessoas na rua (no outro dia da paragem só me apetecia beijar uma avozinha que queria à força me explicar coisas sobre os horários do autocarro… a minha sorte é que já sei dizer ‘não entendo’ em polaco!)