PORTUGALKA

Uma Portuguesa na Polonia...

segunda-feira, julho 24, 2006

A minha ida a Węgorzęwo

A Daniela é uma voluntária de Lisboa que está agora a terminar o seu SVE num museu de Wegorzewo, uma cidade pequena não muito longe de Mragowo (a julgar pelo tamanho da Polónia). Como soube que eu estava cá, pediu o meu número ao nosso coordenador e ligou-me a convidar para ir à Goodbye Party dela e da sua amiga belga. Lá consegui descobrir como ir até essa cidade e fui…
A festa foi surreal, pelo menos no início porque toda a gente falava polaco, até as voluntárias! No entanto, e para minha felicidade, havia alguém que falava a mesma língua que eu! Mas, para imaginarem a confusão que vai na nossa cabecinha, demos connosco a falar inglês uma com a outra e a soltar palavras em polaco!
Com o desenrolar da festa, comecei a falar com as pessoas que me perguntavam de onde tinha aparecido… A resposta é sempre a mesma: “também sou voluntária… portuguesa”. Conheci pessoas muito porreiras que, graças à Daniela gritavam: “portugalka!” e faziam um brinde ao nosso país… Espero voltar a Węgorzęwo!
Para voltar a Mrągowo vim com o Nicolas, o voluntário francês de Camp Rodowo. Foi de certo o momento mais divertido desde que estou aqui na Polónia! Ficarão para a história as imagens do Nicola com o meu cartão jovem na mão, a mostrar a toda a gente que passava na rua (a pé ou de carro) e a gritar bem alto: “cartao jovém”!!! Eu só me ria a olhar para ele e para as pessoas, que ora riam, ora faziam aquela cara de “esta juventude está perdida!”.
Que fique bem claro que ninguém está perdido… Somos apenas jovens voluntários!

9 Comments:

At 2:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Hello, dear sister, cá estamos nós a trabalhar enquanto tu gozas a vida. É caso para dizer: a vida é injusta! Falando a sério...
Acho óptimo que tu estejas a integrar-te com muita facilidade, o que não me surpreende, já que és tão tímida quanto eu! Diverte-te muito mas...não aceites doces de estranhos!!!
Beijos da Madeira

 
At 5:26 da tarde, Blogger Portugalka said...

Beijnho grande para a Madeira e outro para ti, maninha querida!

 
At 10:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

olá linda!
Fico feliz q te estejas a integrar tão bem, apesar de a coisa n ter começado da melhor maneira!
Desejo q continue assim e q vás mandando sp novidades. No outro dia, n consegui responder-te pq isto n dava, mas agora já deve dar pq já puseste aqui isto p os leigos :)
Acho mt bem!!!
Beijocas mt grandes
Fica bem, linda
P.S. Espero q estejas a tratar bem do Serafim

 
At 10:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E só p dizer q a anónima sou eu!lol
Sílvia

 
At 12:08 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Nao imaginas como é bom saber que tudo te corre bem, portugalka. Até consigo ver as cenas 'tristes', mas tão alegres que fazes por essas ruas... eu fiz tantas vezes. Rapariga tu tira-me fotografias a torto e a direito, é das melhores maneiras que nos temos de conservar esse tempinho mas nossas memórias.

Beijinhos

 
At 9:31 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Bom dia, polaca, daqui Madeira!
O que vais fazer hoje? Olha, eu talvez vá trabalhar o dia todo!!!
Acabei de falar com a Sónia, a Maria está boa.
Beijos.

 
At 4:52 da tarde, Blogger Unknown said...

Olá!
Ainda bem que estás a gostar do começo da aventura! Espero que corra tudo bem, e que continues a contar as novidades através do blog.

Uma madeirense polaquita! :)

Beijinhos,

Liliana.

 
At 3:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ó gaja boa!! Já estou com saudades tuas!! O blog está mto giro, n pares de escrever para me matar a curiosidade. E fotos? Qd metes as fotos? Isso é k deve ser bonito de se ver. Beijokas
Ana

 
At 10:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ola linda, estou cheia de saudades e o mais impressionante é k ao ler o teu blog parece k estou mesmo pertinho a ti a viver essas experiências.. tá um espanto..linda fazes muita mas mesmo muita falta cá em Lisbon por isso aproveita pk quando acabar o ano vou buscar-te nem k seja a força:)
Teresa

 

Enviar um comentário

<< Home