PORTUGALKA

Uma Portuguesa na Polonia...

terça-feira, outubro 03, 2006

De regresso a casa…

Está a chover torrencialmente lá fora e eu estou na minha cama, no meu quarto, na minha casa nova! Cheguei ontem! Saí de Camp Rodowo às 5h15 da manhã e fui para Varsóvia! Fui ter com os meus amigos: o Nuno (igual a si mesmo, com umas sapatilhas novas), a Sónia (a minha Sonita), o Hugo, a Susana e o Miguel! Tinham a mala com os meus casacos de Inverno e eu tinha muitas saudades! Foi um encontro perfeito, embora tenha passado 9 horas nos transportes! Mas é engraçado que quando me perguntaram quanto tempo demorava até chegar a minha cidade eu respondi: “são só 4 horas”! A minha noção de perto e distante mudou radicalmente aqui na Polónia e acreditem que 4h30 de autocarro não é nada!
Quando cheguei a Mragowo vim para a casa nova! Estava fria, mas os senhorios, que vivem no andar de cima, foram muito simpáticos (já tinha falado com eles algumas vezes) e ofereceram-me chá e bolo! Estive à conversa com a Beata, a mulher, em polaco! Claro que não falo muito bem, mas já consigo manter uma conversação, mesmo sem verbos ou com verbos sempre no mesmo tempo verbal… Para mim isto é muito importante, como sabem!
Hoje voltei ao trabalho, já tinha saudades! Adorei sentir que não era uma estranha e que provocava sorrisos quando as crianças me viam! Já as conheço e já me sinto ‘em casa’ também no trabalho!
Estou cansada! Hoje quis limpar a casa e rechear a cozinha! Era demasiado deprimente estar aqui sem comida e sem as coisas ao meu gosto! Começou uma nova fase, estou bastante contente! É um novo começo, embora já tenham passado quase três meses desde o dia em que cheguei! Quando voltei do supermercado tive de vir de táxi porque tinha muitas compras… O taxista perguntou-me se eu não me lembrava dele, já me tinha levado uma vez até à estação! Ele tem um filho a trabalhar no Porto e lembrava-se da nossa conversa, até que sou voluntária! Foi surreal!

1 Comments:

At 9:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

olá amiga,
é bom saber que já consegues ter essa sensação calorosa de "estar em casa"!
Fico mt feliz que os polacos estejam a presentear-te com o apoio e carinho que te daríamos se cá estivesses, e é por essas e por outras, que tou cada vez mais convicta em voltar à Polónia!:)

beijinhos com saudades

 

Enviar um comentário

<< Home