PORTUGALKA

Uma Portuguesa na Polonia...

quarta-feira, novembro 01, 2006

Foi o Dia de Todos os Santos

Acima de tudo um dia em que não trabalho… Saí da cama por volta das onze! Tinha o dia livre, apenas com um objectivo, visitar o cemitério.
Aproveitando o tempo, juntamente com a Odile, limpei a casa! Já está quentinho lá dentro, o que nos faz temer um pouco mais pôr os pés na rua!
Fomos juntas ao cemitério! Andámos junto ao lago, a pé, até vermos algo que nunca tinha visto antes… Inúmeras luzinhas anunciaram que estávamos perto, além dos muitos carros que não paravam de circular!
Lindo! Não havia uma única campa sem velas e sem flores! Muitas delas nem se viam… O ambiente era de luto e de respeito, mas eu senti-me muito bem porque o cenário era bonito e alegre demais! Pela primeira vez andei no cemitério de noite, mas não tive qualquer sentimento negativo! Apenas fiquei muito emocionada quando vi que numa parte do cemitério estavam as crianças, campas tão pequenas, com cruzes brancas… Mas cobertas de velas e flores!
Voltamos impressionadas, mas preparámo-nos para receber a Mareile (voluntária alemã de quem gosto muito), com os pais e a colega de projecto, Arnica (holandesa)! Bebemos chá e comemos o bolo do iogurte maravilhoso que a Odile fez! Fomos convidadas a jantar com eles! Voltámos ao cemitério, continuava lindo e cheio de pessoas a circular. O serão foi muito agradável e o peixe que comi não era mau… No entanto, confesso que uma das coisas que mais me faz falta é um bom peixe grelhado!
Porque quero que imaginem como se vive este dia na Polónia tirei umas fotografias para vos mandar. Não se compara com o que se sente ao vivo, mas espero que gostem à mesma! O cemitério de Mragowo no dia 1 de Novembro de 2006!